Como o significado de uma meta interfere em sua realização?
O entendimento sobre o que é uma meta está bastante difundido na sociedade moderna, de modo que o termo tem sido utilizado como um jargão no dia a dia das pessoas. Porém, a ampla utilização de expressões como “bater metas”, acaba também por trazer ao senso comum um entendimento deturpado sobre seu real significado. E muitas vezes, ainda que o entendimento seja válido, falta compreensão sobre aspectos importantes a serem observados.
As metas estão relacionadas ao campo mais próximo da ação e do ponto de vista mais imediato do que se pretende. Contudo, uma meta para ser conceituada como tal, precisa ser uma ação estruturada dentro de uma estratégia. É necessário que faça parte de um objetivo que não se encerrará necessariamente com a realização da meta.
A perfeita compreensão do objetivo como um todo e o consentimento em atingi-lo, ou seja, a visão estratégica e conformação motivacional sobre o alvo perseguido são fundamentais para o sucesso na realização da meta. Essa compreensão se faz necessária para que não se confunda o próprio objetivo com a meta, caso contrário, ao invés de ações imediatas e menos complexas, continuará existindo grandes obstáculos a serem superados medidos por uma perspectiva distante.
Quanto mais se fragmentar o objetivo em pequenas realizações simples, imediatas, atraentes e estruturadas, mais fácil será alcança-lo.
Assim sendo, alguns pontos importantes devem ser observado ao se estabelecer uma meta:
• Deve ser específica e possuir clareza, não deve dar margens para interpretações vagas, como “preciso emagrecer”. Nesse caso, o mais adequado seria definir um peso e a composição corporal ideal.
• Deve ser mensurável. “Encontrar o amor da minha vida”, ou “ganhar muito dinheiro”, são interpretações abstratas e como tais dificultam que a mente mantenha o foco no que é necessário. Nesse caso, seria interessante descrever as características procuradas em alguém, e o quanto de dinheiro seria o bastante.
• Deve ser alcançável e atraente. Isso significa que é necessário considerar o esforço e disposição para realizar o que se pretende. Não basta pensar em grandes feitos sem pesar o sacrifício necessário para a realização, por isso uma meta atraente é aquela que o esforço é recompensado pelo resultado.
• Deve ser realista e estar alinhada como prioridade. Pensar em realizações que fogem da própria capacidade pode demonstrar que são necessários passos prioritários antes do que é proposto.
• Deve estar situada no tempo. Sempre que uma meta é estabelecida, se estabelece também o prazo para sua realização, ou o tempo de duração da atividade.
Portanto, o compromisso com uma meta é muito mais do que uma obrigação ou um desejo. É a manifestação mais concreta e imediata daquilo que se busca em vida, e envolve profundo embasamento situacional e visão de longo prazo.
César Ameno.
Referências:
PCC : professional coach certification : livro de metodologia / coordenação editorial Sulivan França. –1. São Paulo : SF Treinamentos e Editora Ltda, 2014.
Pinto, Luiz Fernando da Silva. O empreendedor, a estratégica: a liderança e a arte do desenvolvimento de projetos estratégicos: o fator Samurai e a sustentabilidade do processo de gestão. – Brasília : Senac-DF, 2008.