Se a vida fosse uma estrada construída por cada um, o que você gostaria de ter em seu caminho?
Comum a toda humanidade é a origem da vida tal como é conhecida, pelo ventre materno. Do nascimento em diante passamos pelo processo de formação de consciência, ou seja, torna-se fundamental para o individuo conseguir distinguir o que ele é do que não é. É um processo difícil e demorado, que com êxito resultará na resposta de quem somos.
É parte fundamental da vida saber dizer quem você é, porém apenas isso não é suficiente para os anseios que lhe tomam. É preciso saber quem você quer ser.
Você conhece a si mesmo ao ponto de não agir por impulso de terceiros? Você conhece a si mesmo ao ponto de saber suas capacidades e suas limitações? O conhecimento que tem de si mesmo é suficiente para lhe trazer sentido naquilo que faz? O conhecimento que tem de si mesmo lhe permite fazer aquilo que sabe fazer de melhor?
Enquanto não temos a própria consciência formada seguimos por caminhos indicados por outros, como pais, irmãos, amigos e etc. Mas tal como o útero materno não comporta o anseio da vida, o caminho indicado por outros (mesmo que por pessoas queridas), também não é suficiente para os próprios anseios.
Então você terá que responder “quem você quer ser?” E assim, como quem tira as próprias conclusões, trilhar o próprio caminho. Para que essa longa jornada não seja marcada por desgraças e tragédias, é importante usar de virtudes que todos carregam consigo em seu interior e se manifestam pela essência do seu ser. Ou seja, todos os indivíduos são abençoados com dons que são como ferramentas para a vida, saber usar essas ferramentas em sua plenitude pode lhe poupar sofrimento e certamente ajudará a realizar grandes feitos.
Pela complexidade do tema, ainda que me dedicasse eternamente em explicar os dons humanos, a compreensão seria parcial e o entendimento difuso. Por isso de forma sucinta destaco os sete pontos fundamentais para serem trabalhados na construção de uma jornada virtuosa em vida:
• Busque saber com precisão o que lhe governa, no sentido daquilo em que acredita. Essa será sua crença e seu guia.
• Dedique-se em saber o que existe além de você, o que compõe o meio em que vive, como ele se transforma e qual o contexto em que nele se insere.
• Esteja atento para o que você transmite, o que propaga e a forma como o faz.
• Tenha conhecimento do que lhe faz bem e o que lhe traz alivio.
• Saiba quais são os seus pontos fortes, suas capacidades e o tamanho de seu vigor. Este é o berço de sua força.
• Entenda o que deseja, o que lhe traz prazer e o que vale a pena manter em continuidade.
• Esteja atento ao primordial, àquilo que não se pode abrir mão e que lhe é vital.
Conseguindo manter esse alinhamento de forma saudável chegará à essência de seu ser e seus feitos serão gloriosos. Mas lembre-se, a vida e a consciência da vida é tão fugaz como uma fração de segundo. Certifique-se de que esta conduta seja alinhada a todo instante, fazendo da virtude um habito de sua personalidade.
César Ameno.